PROFESSORES ENVOLVIDOS:
Professores mediadores de informática: Patricia (matutino ) e Micheli (Vespertino)
PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS DESENVOLVIDO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.
Diante da necessidade da valorização da leitura e escrita,buscamos utilizar o mundo
das tecnologias para trabalharmos a criação de novos leitores.
Justificativa
A leitura é um aperfeiçoamento contínuo ,onde o ser
humano,não só absorve conhecimento ,como pode transformá-lo. Na tentativa de
criarmos um ambiente prazeroso, diferente,onde a criança possa utilizar de
outros recursos para valorizar, criar,fantasiar,suas produções ,criamos esse
projeto,que será desenvolvido no laboratório de informática utilizando das mais
variadas tecnologias,que dispoẽ a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Dulce Loureiro Cuzzuol”.
OBJETIVO
GERAL:
l Ampliar
as habilidades e competências de leitura e escrita ,oferecendo aos alunos
diversos gêneros de textos no suporte digital .
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
l Compreender
textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de
uso e participação social;
l Criar
condições favoráveis ao desenvolvimento da leitura e da escrita;
l Despertar
no aluno o gosto pela leitura através das diversas fontes bibliográficas
digitais;
l Permitir
que o aluno interprete, documente, informe-se, oriente-se, divirta-se,
sistematize, seduza, induza, confronte,reivindique, para que assim que faça uso
efetivo da leitura e da escrita e lhe garanta uma condição melhor perante ao
mundo;
l Propiciar
ao aluno o conhecer os diversos gêneros textuais.
METODOLOGIA
Ø Aulas expositivas no Laboratório de infomática
– LIED,com vídeos,slides.
Ø Atividades
individuais no computador,usando o Writer,impress,Kolourpaint,jogos online.
Ø Atividades
em duplas;
Ø Atividades
coletivas ,compartilhando leitura ,fazendo leitura das produções
impressas.
CONTEÚDO
Gêneros
textuais: são tipos de textos de qualquer natureza, literários ou não
literários; Conto de Fadas, Poemas, Fábulas, Trava-língua, Piada, Parlendas,
Quadrinhos, Advinhas, Quadrinhas, Tirinha, Canções populares brasileiras, Provérbios,
bilhete, Recado, Instruções de uso.
DESENVOLVIMENTO
- Atividades permanentes
Ø Leitura orientada no Laboratório de Informática Escolar LIE
Ø Leitura feita pela professora;
Ø Leitura feita pelo aluno – (sempre em sistema de rodízio, conforme
interesse e disponibilidade do aluno);
Ø Os alunos se responsabilizam pela escolha do gênero textual que
deseja ler;
Ø Intervenção,
comentário e discussão (turma e professora);
Ø Análise
das ações, dos personagens, comparações com o uso no dia a dia;
Ø Apreciação
do texto, do livro, do desenho;
Ø Leitura
e interpretação de textos (orais e escritos);
Ø Produção
de textos (orais e escritos);
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS
Língua
portuguesa e artes.
RECURSOS UTILIZADOS
Internet;
computador;
caixa de som;
datashow;
camêra digital;
impressora.
AVALIAÇÃO
Participação no desenvolvimento das atividades.Culminância:
Socialização dos textos reescritos. Registro das atividades através de fotos.
Exposição em painel de textos reescritos e desenhos para divulgação junto a
outras turmas da escola.
REFERENCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
Disponível em http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/artigos/Função
social da leitura da literatura infantil .php.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ,
Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Org. Roxane Rojo e Glaís
Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SOARES, M.B. Letramento: um
tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autentica, 1998.
Nenhum comentário:
Postar um comentário