EMEF "PROFª DULCE LOUREIRO CUZZUOL

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

PROJETO - MEU AMIGO ONLINE

PROFESSORES ENVOLVIDOS: 
Professores mediadores de informática: Patricia (matutino ) e Micheli (Vespertino)

PROJETO DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS DESENVOLVIDO NO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA.

Diante da necessidade da valorização da leitura e escrita,buscamos utilizar o mundo
 das tecnologias para trabalharmos a criação de novos leitores.

Justificativa

A leitura é um aperfeiçoamento contínuo ,onde o ser humano,não só absorve conhecimento ,como pode transformá-lo. Na tentativa de criarmos um ambiente prazeroso, diferente,onde a criança possa utilizar de outros recursos para valorizar, criar,fantasiar,suas produções ,criamos esse projeto,que será desenvolvido no laboratório de informática utilizando das mais variadas tecnologias,que dispoẽ a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Dulce Loureiro Cuzzuol”.


OBJETIVO GERAL:
l  Ampliar as habilidades e competências de leitura e escrita ,oferecendo aos alunos diversos gêneros de textos no suporte digital .

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
l  Compreender textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de uso e participação social;
l  Criar condições favoráveis ao desenvolvimento da leitura e da escrita;
l  Despertar no aluno o gosto pela leitura através das diversas fontes bibliográficas digitais;
l  Permitir que o aluno interprete, documente, informe-se, oriente-se, divirta-se, sistematize, seduza, induza, confronte,reivindique, para que assim que faça uso efetivo da leitura e da escrita e lhe garanta uma condição melhor perante ao mundo;
l  Propiciar ao aluno o conhecer os diversos gêneros textuais.

 METODOLOGIA
Ø  Aulas expositivas no Laboratório de infomática – LIED,com vídeos,slides.
Ø Atividades individuais no computador,usando o Writer,impress,Kolourpaint,jogos online.
Ø Atividades em duplas;
Ø  Atividades coletivas ,compartilhando leitura ,fazendo leitura das produções impressas.

CONTEÚDO
Gêneros textuais: são tipos de textos de qualquer natureza, literários ou não literários; Conto de Fadas, Poemas, Fábulas, Trava-língua, Piada, Parlendas, Quadrinhos, Advinhas, Quadrinhas, Tirinha, Canções populares brasileiras, Provérbios, bilhete, Recado, Instruções de uso.

DESENVOLVIMENTO - Atividades permanentes
Ø Leitura orientada no Laboratório de Informática Escolar LIE
Ø Leitura feita pela professora;
Ø Leitura feita pelo aluno – (sempre em sistema de rodízio, conforme interesse e disponibilidade do aluno);
Ø Os alunos se responsabilizam pela escolha do gênero textual que deseja ler;
Ø Intervenção, comentário e discussão (turma e professora);
Ø Análise das ações, dos personagens, comparações com o uso no dia a dia;
Ø Apreciação do texto, do livro, do desenho;
Ø Leitura e interpretação de textos (orais e escritos);
Ø Produção de textos (orais e escritos);

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Língua portuguesa e artes.


RECURSOS UTILIZADOS
Internet;
computador;
caixa de som;
datashow;
camêra digital;
impressora.

AVALIAÇÃO
Participação no desenvolvimento das atividades.Culminância: Socialização dos textos reescritos. Registro das atividades através de fotos. Exposição em painel de textos reescritos e desenhos para divulgação junto a outras turmas da escola.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS


SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. Org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

SOARES, M.B. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autentica, 1998.

Fotos do desenvolvimento do projeto:
























Nenhum comentário:

Postar um comentário